Tecnologia e empreendedorismo nortearam o 196º Caneg da ASES

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

As histórias de grandes empreendedores e inovadores como Steve Jobs, Coco Chanel, Albert Einstein, Elon Musk, Bill Gates, dentre outros direcionaram o bate-papo do Café de Negócios da Associação dos Empresários da Serra (ASES), nesta quarta-feira (13/04), no Steffen Centro de Eventos. 

Comandaram a conversa Lucas Izoton e Evandro Milet, autores do livro “Vencedores”. E baseados no livro, eles apresentaram reflexões de empreendedores e inovadores bem sucedidos que começaram cedo no trabalho e como cada um deles influenciou a história, a economia dos seus países ou até mesmo o mundo. 

Os personagens da obra, que são reais, abriram caminhos para muitos que vieram depois e servem de estímulo para os empreendedores. “Nessa perspectiva podemos tirar muito aprendizado para perceber o que a crise fez conosco e como sair dela”, destaca Lucas. 

Durante a pandemia, logo nas primeiras semanas, as empresas e empresários diante de tantas incertezas, não sabiam realmente o que fazer. Lucas conta que em um dos seus negócios, que é na área de moda, indústria de confecção, teve uma mudança de percurso que ele nunca imaginava. “Só pra ter uma idéia, na última semana de março de 2020 eu disse pra minha equipe que nunca faríamos máscaras. Passaram-se dez dias e nós já estávamos fazendo máscaras, ou seja, as mudanças foram tão fortes que até aquelas crenças que nós tínhamos, foram por água a baixo”. 

Izoton, empreendedor que atua nos segmentos de moda, empreendimentos e hotelaria destacou que repensar crenças e barreiras que impedem você e seu negócio de evoluir é um passo primordial. Além de entender que é necessário adequar para novos produtos e conversar com os clientes para conseguir recomeçar para o negócio tradicional, mas de maneira diferente. Pois o surgimento de novos canais de venda e a presença digital foi intensificada na crise.  

“Como dizia Charles Darwin, não é a mais forte, a mais inteligente, a mais experiente das espécies que vai sobreviver. Vai ser aquela que vai se adaptar melhor às mudanças, então hoje a grande palavra é adaptação às mudanças, reavaliação das estratégias, dos modelos de negócios e dos canais”, disse Lucas Izoton. 

O consultor e articulista em inovação, Evandro Milet, acrescentou que a inovação e o empreendedorismo andam de mãos dadas, e que a velocidade da informação e dos dados faz o presente e futuro serem vividos ao mesmo tempo, e por isso ter foco é importante. “Foco em decidir o que não fazer também é importante, como dizia Steve Jobs. E muito do que falamos nesse Café de Negócios pode ser aplicado em todo tipo de negócio, desde os pequenos. E a dica de ouro: quem não está no salão não é convidado a dançar. Os negócios começam por aí. Então além de ler muito, se informar, aplicar tecnologia, se relacione, converse”.

O presidente da ASES, Giuliano de Castro, agradeceu o entusiasmo dos participantes. “É uma alegria ver a casa cheia com o setor produtivo da Serra. Nosso Caneg melhora a ambiência de negócios. Sempre existe uma oportunidade a ser capturada por nós empreendedores”. 

Caneg da ASES

O Caneg é o tradicional Café de Negócios promovido mensalmente pela Associação dos Empresários da Serra (ASES). Reúne empreendedores e todos os interessados pelo desenvolvimento produtivo. É um encontro gratuito que oferece oportunidades de negócios e de aprendizado. 
Para participar basta estar atento às redes sociais da Associação (@ases.serra) e ao site www.asesonline.org.br.

Fonte: Iá Comunicação