Operação já foi liberada para as cidades do Rio de Janeiro e de Campos; banco avalia pedido
A Caixa Econômica Federal pode liberar até R$ 100 milhões para a Prefeitura da Serra investir em obras de infraestrutura. Trata-se de uma operação para antecipação de royalties de exploração do petróleo, a que o município tem direito. Ontem, o prefeito Audifax Barcelos (Rede), acompanhado de parlamentares, se reuniu em Brasília com o presidente do banco federal, Gilberto Occhi, para oficializar o pedido da transação.
Segundo Audifax, que saiu otimista do encontro, pedido idêntico já foi liberado para as cidades do Rio de Janeiro e de Campos (RJ), grandes produtoras de petróleo em mar. “Essa antecipação do pagamento pode chegar a R$ 100 milhões em 2020. Alguma coisa vai ser feita pela Serra. O presidente da Caixa vai analisar nosso pleito e dar uma resposta até a primeira semana de março”, frisa Audifax.
Com arrecadação em queda, o prefeito busca alternativas para captar recursos externos e dar fôlego ao novo mandato. Entre as obras executadas com esses possíveis recursos, que são pagos pelas empresas petrolíferas aos cofres da União, estão drenagem, pavimentação e recuperação de ruas e avenidas de vários bairros – como Parque das Gaivotas, Grande Jacaraípe, São Francisco e Chácara Parreiral.
Coordenador da bancada federal capixaba, o deputado Marcus Vicente (PP) também encaminhou a Occhi pedidos semelhantes dos municípios de Marechal Floriano e de Vila Velha, “a fim de que as administrações destas cidades possam alavancar seus investimentos, mesmo nesta época de crise financeira e redução de receitas”.
Fonte: Gazeta Online / Rondinelli Tomazelli