O descarte de óleo de cozinha ainda é um grande problema na maioria das residências e estabelecimentos comerciais. Cada litro de óleo é suficiente para poluir até 1 milhão de litros de água e, se derramado na pia, pode provocar, ainda, entupimento de tubulações, danificando as estruturas e causando extravasamentos.
Para contribuir para mudar essa realidade, a parceria público-privada entre Cesan e Ambiental Serra, juntamente com outros parceiros, criou o projeto Recicla Óleo, que completou um ano em junho com resultados positivos: no total, 15 bairros já receberam instalação de pontos de coleta de óleo e aproximadamente 80 restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos aderiram ao programa, recebendo o selo verde, o que totaliza 6,5 mil litros de óleo de cozinha com destinação correta.
“Nosso objetivo é assegurar que moradores de Serra tenham a opção de descartar o óleo de cozinha corretamente. Estamos promovendo a consciência ambiental e implementando a cultura de recolhimento e destino adequado do resíduo, que é muito utilizado pela população em suas residências, em comércios e, principalmente, em bares e restaurantes”, explica Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da empresa.
Quem faz a destinação correta do resíduo ganha um bônus. “O morador pode trocar óleo por detergente. A cada três litros de óleo depositado nos pontos de coleta, ele leva uma unidade de detergente líquido de 500 ml. Já os estabelecimentos comerciais parceiros serão contemplados com um Selo Verde para ser fixado em seu empreendimento, atestando sua prática sustentável”, explica.
Os pontos específicos para o depósito do óleo foram definidos pela associação de moradores de cada bairro. Bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais que descartam um maior volume do resíduo contam com uma logística própria para o recolhimento, por meio da empresa Biomarca, especializada na destinação adequada de resíduos.
O projeto Recicla Óleo tem a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (SEMMA), Biomarca, associações de moradores do município, Sindibares; Abrasel e do Sinrecicle.
Confira os locais:
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE FEU ROSA
PONTO DE COLETA: Rua dos Cravos, s/n, Serra, ES, Cep 29.172-120
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE BARCELONA
PONTO DE COLETA: Avenida Teresópolis, s/n Barcelona, Serra, ES – Cep 29.166-165
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES CENTRAL CARAPINA /
O PROJETO FUNCIONA NO INSTITUTO VOVÔ CHIQUINHO
PONTO DE COLETA: Rua Florianópolis, nº 17, Central Carapina
COMITE DE SAÚDE DO IDOSO DE JACARAÍPE – CSIJ
PONTO DE COLETA: Rua Rosário nº 3000, Jacaraípe, Serra, loteamento São Francisco, CEP:29.175.237
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES COLINA DE LARANJEIRAS
PONTO DE COLETA: Funciona no estabelecimento Bortoli Material de Construção. Rua Peroba,02, Colina de Laranjeiras.
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES MORADA DE LARANJEIRAS
PONTO DE COLETA: Rede Show Express. Contato do responsável: Gedilson 3338-7041.
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE MANGUINHOS
PONTO DE COLETA: RM ESPAÇO GOURMET – RESTAURANTE- R. Eng. Cecíliano Abel de Almeida, 38 – Manguinhos, Serra – ES, 29173-069.
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES BAIRRO DE NOVA CARAPINA II
PONTO DE COLETA: BORINI RAÇÕES – Avenida Muriaé, 160, Nova Carapina II, Serra, ES
ASSOCIAÇAÕ DE MORADORES CIDADE CONTINETAL – SETOR AMÉRICA
PONTO DE COLETA: Centro Comunitário; Av. dos Índios, s/n, Cidade Continental-Setor América, Serra ES. Ao lado do Posto da Policia Militar.