Reinventar produto é necessário para se manter no mercado

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O cenário mundial revela uma queda de 60% para 45% no consumo de aço até 2020, segundo o gerente do Centro de Pesquisas da ArcelorMittal, Charles de Abreu Martins, que palestrou na 130ª edição do Café de Negócios (Caneg) da Associação dos Empresários da Serra (Ases), nesta quarta-feira (16). Para ele, a receita que o país precisa para aumentar sua competitividade é reinventar seu produto para sobreviver no mercado.

“Não se tem controle sobre o mercado, mas acompanhar seus concorrentes e discutir ideias para o futuro, a começar por boa estruturação de laboratórios é uma boa dica”, ressaltou o palestrante.

Tratando do tema “Centro de Pesquisas para a América do Sul da ArcelorMittal: a Inovação como Fundamento para a Competitividade”, Martins explicou a finalidade do investimento de US$20 milhões em 5 anos (2015 – 2019) para o novo Centro de Pesquisas da ArcelorMittal, que tem como objetivo atender às demandas das unidades de produtos planos e longos da América do Sul em três temas: desenvolvimento de produtos; desenvolvimento de processos e atendimento a clientes.

O Centro atenderá as futuras demandas com soluções ágeis, assim como custos competitivos, desde temas associados aos processos produtivos como a estabilidade e vida útil de peças, taxas de emissões e aproveitamento de sub-produtos, até o desenvolvimento e aplicação de produtos mais competitivos para os clientes. “Criaremos aço com tecnologia de alta resistência, que oferecerá mais resistência, por exemplo para a confecção de carros, que resultará em mais segurança para quem dirige”, comentou Charles de Abreu Martins.

30 anos da CVC

Na oportunidade foi comemorado o aniversário de 30 anos da CVC Veículos, empresa que faz parte do desenvolvimento da Serra e é sócia mantenedora da Ases. O presidente da Associação, Antônio Geraldo de Lima, lembrou a importância da instalação da empresa no município. “É sempre gratificante agradecer as empresas que investem e estimulam cada vez mais os negócios locais, e a CVC representa muito bem isso, pois se instalou aqui bem antes da pujança industrial”, destacou.

Ressaltando a importância dos pequenos negócios, o Sebrae-ES apresentou o Movimento Compre do Pequeno Negócio que busca conscientizar a população para comprar dessas empresas que movimentam a economia e impulsionam o desenvolvimento do Brasil. Serão oferecidas diversas capacitações para estes microempreendedores, é só acessar o site www.compredopequeno.com.br e se inscrever.

O Instituto Espírito Santense de Direito Sócio Comunitário (Projures) também teve espaço no evento. A presidente, Fátima Christina Miguel, explicou como funciona o Instituto que possibilita no município da Serra a inclusão social a partir oficinas de arte, música, dança, como também promove os direitos da criança e adolescente, da mulher e da moradia digna.