Prefeito da Serra e diretor da Suppin visitam obras do Cercado da Pedra

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
O diretor-geral da Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin), autarquia ligada à Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, Carlos Roberto Rafael, e o prefeito do município da Serra, Audifax Barcelos, receberam na manhã do dia 17, um grupo de pessoas para conhecerem o andamento das obras de infraestrutura do futuro Polo Empresarial Cercado da Pedra. O novo bairro empresarial que está sendo construído no município da Serra e que foi contratada pela Suppin, terá dezenas de ruas, calçadas, ampla área verde de preservação ambiental e no centro a beleza da Lagoa Jacuném. 
 
O projeto Cercado da Pedra é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Suppin e a Prefeitura Municipal, com apoio da Associação dos Empresários da Serra (Ases). Participaram da visita técnica o diretor de crédito e fomento do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, Carlos Magno Rocha de Barros, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Everaldo Colodetti, além de vereadores, empresários e representantes de bairros vizinhos. 
 
O secretário Everaldo Colodetti, destacou a importância do polo para o desenvolvimento do município da Serra. “Esse é um polo empresarial que vai nascer com uma ótima infraestrutura. Os empresários vão ter um local apropriado para instalar suas empresas, com acessos a rodovias diversas. O polo está em uma área nobre do município”, destacou. Colodetti ressaltou ainda os benefícios que o Cercado da Pedra irá trazer para o município. “Pelo seu porte, o polo irá gerar empregos e renda. Este polo empresarial é bem-vindo e estamos acompanhando de perto. As obras estão bem adiantadas e esperamos que a Suppin possa comercializar o polo o mais rápido possível”, afirmou.
 
As obras do Cercado da Pedra, que começaram em setembro de 2013, estão previstas para terminarem, segundo o contrato, em 18 meses e terão um custo total de R$ 16.093.828,10 que estão sendo pagos pela Suppin. Para o diretor-geral da autarquia, Carlos Roberto Rafael, esta é uma obra esperada há muitos anos pelo empresariado da Serra e ainda destacou o adiantamento das obras.
 
O prefeito Audifax Barcelos, que a convite da Suppin participou da visita técnica às obras, gostou do que viu. Acompanhado pelo diretor-geral da Suppin, deu um giro de carro por toda a extensão da obra, fazendo diversas paradas para ouvir as explicações dos técnicos. “Um empreendimento deste porte, com uma área de mais de 1,2 milhão de metros quadrados é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico e atrair novas empresas para a cidade da Serra. Parabenizo o Governo do Estado e a Suppin pelo empenho e agilidade na implantação do Cercado da Pedra”, ressaltou o prefeito.
 
O polo empresarial depois de pronto poderá oferecer de forma direta mais de mil novos postos de trabalhos para a região. Para Carlos Rafael, a Suppin vem cumprindo a sua meta institucional que é instituir medidas necessárias para a harmonização entre crescimento urbano e industrial, visando à dinamização da economia do Estado. 
 
O empreendimento tem chamado a atenção de empresários de áreas como metalmecânica, alimentos, comércio atacadista, transporte e logística, construção civil, educação, entre outros. Segundo dados da Suppin, a Serra abriga 17% de toda a indústria do Espírito Santo e concentra, nas regiões de Carapina, Civit e Laranjeiras, 93% do emprego industrial do município, destacando-se como a segunda maior economia capixaba. 
 
Acompanhamento Arqueológico
 
Além do adiantamento das obras de infraestrutura do Cercado da Pedra, a Suppin, visando atender normas ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município da Serra e as diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), assinou um contrato de prestação de serviços com a empresa BR Construtora e Administradora Ltda, no valor de R$ 307 mil, por meio de uma licitação pública, garantindo o acompanhamento de um arqueólogo das obras de elaboração e execução do futuro Polo Empresarial Cercado da Pedra, na Serra.
 
“O acompanhamento de um profissional especializado, que terá o assessoramento do IPHAN, foi uma das condicionantes ambientais da Secretaria de Meio Ambiente da Serra. A região onde hoje está localizado o município da Serra teve grande influência indígena e de escravos na época de sua colonização e por isto a prefeitura está tomando este cuidado. Apesar do acompanhamento, que tem um efeito preventivo, até o momento ainda não foi encontrado nenhum artefato arqueológico. Se isto acontecer, o profissional saberá agir para preservar o que for encontrado”, destacou Carlos Roberto Rafael, diretor-geral da Suppin.
 
Fonte: Suppin