O aumento do fluxo de veículos no trânsito da Grande Vitória tem provocado discussões estratégicas acerca das perspectivas e desafios para a mobilidade urbana no Espírito Santo. Segundo estimativa do Detran/ES (Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo), até 2018 cerca de 1,1 milhão de veículos estarão circulando na região metropolitana do estado.
Na Serra, o crescimento acelerado em diversos setores aliado ao aumento da população acaba exigindo medidas estratégicas para a melhoria na infraestrutura das vias e estradas de acesso. Segundo estudo elaborado este ano pelo IEL/ES (Instituto Euvaldo Lodi), a concentração industrial no município da Serra representa 45,87% da região metropolitana da Grande Vitória, o que influencia no fluxo intenso de veículos do município.
Atentos a esse cenário, os empresários da Serra vão participar de um debate sobre investimentos, desafios e oportunidades para as rodovias do município, que contará com a participação de representantes do poder público. A iniciativa é promovida pela Ases (Associação dos Empresários da Serra) e será o tema do 115º Caneg – tradicional Café de Negócios da Associação, que será realizado no dia 11 de setembro, às 8h, no auditório da CVC, em Taquara I, na Serra.
Para falar sobre o assunto, o Secretário de Transporte e Obras Públicas do Estado, Fábio Damasceno; o Superintendente do Dnit-ES (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Espírito Santo), Halpher Luiggi; o Diretor Superintendente da concessionária ECO 101, Paulo Hanke, e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano da Serra, Ana Cláudia Buffon, estão confirmados para o evento.
Eles vão abordar os investimentos a partir da privatização da BR 101, a integração da ES 010 com a rodovia federal, o Contorno do Mestre Álvaro e as interferências com os acessos municipais, entre outros assuntos pertinentes para o desenvolvimento da região.
“Queremos unir o poder público e a iniciativa privada para juntos traçarmos metas e objetivos para o desenvolvimento do nosso município, contribuindo para a melhoria dos serviços e para que a população tenha mais qualidade de vida”, reforça o presidente da Ases, Sandro Lobato.