Ordem de serviço para Contorno do Mestre Álvaro deve ser assinada até 19 de setembro

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

A ordem de serviço para a construção do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, deve ser assinada até o dia 19 de setembro. Avaliado em R$ 310 milhões, o projeto compreende uma estrada que ligará a Rodovia do Contorno de Vitória à BR 101, passando por trás do Mestre Álvaro, com mais de 18 quilômetros, até a altura do posto da Polícia Federal, próximo à divisa entre Serra e Fundão.

O investimento vai contribuir para desafogar o trânsito no trecho da BR 101 que corta o município da Serra, região densamente ocupada por vários bairros, indústrias, comércio e serviços, melhorando o fluxo de veículos na região, principalmente, o tráfego de caminhões na altura de Carapina e Laranjeiras, gerando uma nova alternativa para o trânsito.

O novo contorno irá disponibilizar o atual trecho da BR 101 para requalificação urbanística da via e de seu entorno, dando novo potencial de ocupação e desenvolvimento à região. O anúncio das obras foi dado no dia 11 de setembro, no 115º Caneg – Café de Negócios da Ases (Associação dos Empresários da Serra), realizado no auditório da CVC, em Taquara I, na Serra.

O evento teve como tema os investimentos, desafios e oportunidades para as rodovias da Serra e contou com uma apresentação da Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano da Serra, Ana Cláudia Buffon; do Secretário de Transporte e Obras Públicas do Estado, Fábio Damasceno, do superintendente do Dnit-ES (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Espírito Santo), Halpher Luiggi, e do Diretor Superintendente da concessionária ECO 101, Paulo Hanke. O Prefeito da Serra, Audifax Barcelos, e outras lideranças do município também marcaram presença no evento.

De acordo com o diretor administrativo e financeiro da Ases, Antônio Geraldo de Lima, o crescimento acelerado do município em diversos setores, aliado ao aumento da população, acaba exigindo medidas estratégicas para a melhoria na infraestrutura das vias e estradas de acesso à região.

“O fluxo intenso de veículos no trânsito impacta diretamente nosso dia a dia e afeta, também, nossos negócios. Nosso objetivo é estimular o poder público a traçar ações que gerem mais segurança no trânsito, melhoria para a oferta dos serviços e qualidade de vida para a população”, reforça Lima.

Ações prioritárias

Segundo a Secretária Ana Cláudia Buffon, as ações prioritárias a curto prazo são a ampliação da capacidade de tráfego da BR 101 em Carapina, de 04 para 06 faixas por sentido; a abertura e qualificação de interseções da BR 101, como a UPA de Carapina, Rua D. Pedro II, na altura da antiga Atlantic Veneer, em Colina de Laranjeiras, e a Serra Sede, Posto Ceolin. Além disso, destacou a necessidade de reforço na operação de trânsito, nas horas de pico, nas interseções mais saturadas e planejamento semafórico integrado nos eixos de domínio municipal, estadual e federal.

“A Serra está se consolidando como uma cidade de diversidade de usos, com atratividade para moradia e trabalho e maior oferta de comércio e serviços. Com isso, há aumento do fluxo interno de viagens, incremento de motorização da população, rápido esgotamento da capacidade viária disponível enecessidade de priorização e investimentos em transporte coletivo”, declarou Ana Cláudia.

BRT

O Secretário de Transporte e Obras Públicas do Estado, Fábio Damasceno, destacou que os cinco principais municípios da Grande Vitória (Vitoria, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana) totalizam uma população média de 1,6 milhão, com uma frota de veículos que cresce cerca de 10% ao ano.

Em virtude disso, segundo ele, o Estado tem trabalhado para criar vias estruturantes para o transporte de pessoas e cargas. Uma das alternativas é o BRT, sistema em que os ônibus operam em pista exclusiva, o que permite mais segurança, rapidez, pontualidade e conforto. Estão previstos cerca de 35 quilômetros de corredores exclusivos para a circulação dos ônibus.

BR 101

Um dos principais corredores de comércio do país e, também, um dos principais gargalos para o trânsito na Serra, a BR 101, está sob concessão da ECO 101, em um trecho que compreende 475,9 quilômetros, e deve passar por revitalização nos próximos anos.

De acordo com odiretor superintendente da concessionária ECO 101, Paulo Hanke, neste primeiro ano de concessão, estão sendo investidos mais de R$ 200 milhões, que serão aplicados em recuperação do pavimento, sinalização horizontal e vertical, revitalização dos elementos de segurança, recuperação de pontes e viadutos, recuperação de drenagem e limpeza e serviços de atendimento ao usuário 24 horas.Além disso, a concessão prevê a duplicação de 50 % da rodovia até o término do sexto ano de concessão, o que corresponde a 235,7 quilômetros.