Na manhã desta quarta-feira, 11 de dezembro, o governador Renato Casagrande participou do 117º Caneg – Café de Negócios da Ases (Associação dos Empresários da Serra), conduzindo palestra de tema “4º Ciclo de Desenvolvimento do Espírito Santo”. Casagrande apresentou uma retrospectiva da trajetória de desenvolvimento econômico do Espírito Santo ao longo dos anos até a fase atual e em seguida fez uma explanação das expectativas e metas para o desenvolvimento do Estado nos próximos anos. Este foi o último Caneg do ano e aconteceu na Estação Conhecimento Serra – Vale, em Cidade Continental, na Serra.
Durante a palestra foi trazido para discussão o cenário econômico de crise geral pelo qual o Espírito Santo teve que passar e os modelos de gestão que, marcados pelo imediatismo e descontinuidade, levaram a falhas no desenvolvimento do Estado. Diante disso, a aposta para o presente são visões de médio a longo prazo, manter um diálogo com a sociedade e investir em projetos de desenvolvimento sustentável.
Segundo o governador do Estado, o Espírito Santo reagiu ao cenário de crise de forma a abrir as portas para as novas oportunidades do futuro. “O Estado se mobilizou em um novo modelo de gestão para superar as falhas anteriores. A manutenção do equilíbrio financeiro e fiscal aliada à agilidade da máquina pública e a firmação de parcerias com o setor privado levaram o Estado à construir bases solidas para o futuro, que para nós estão firmadas na educação e qualificação profissional”, defende Casagrande.
O governador apresentou ainda o que, segundo ele, pode ser considerado o maior e mais ambicioso plano integrado de desenvolvimento da história capixaba, o Proedes (Programa de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo). “O Proedes vem com o objetivo de ampliar a capacidade competitiva do Espírito Santo no que diz respeito a atividade tecnológica. A intenção é atuar diante de determinados problemas de desenvolvimento, fixando metas e monitorando resultados para que sejam traçadas estratégias para alcançar os objetivos. A execução eficiente do Proedes pode recuperar base tributária e gerar empregos mais qualificados”, defende o governador.
Durante o Caneg, o presidente da Ases, Antonio Geraldo de Lima, saudou o governador Casagrande pela relevância do tema diante da proposta do evento. “Nossa instituição tem o compromisso com a promoção de ações de desenvolvimento para o município da Serra, com o Café de Negócios não é diferente. Nós trazemos em cada edição um tema atual para que haja a interação entre os empresários e sejam debatidas e traçadas metas em prol do nosso município. O último Caneg deste ano atendeu muito bem nossa proposta, podemos dizer que fechamos o ano com chave de ouro”, afirma o presidente.