Em uma noite especial, a Associação dos Empresários da Serra (ASES) entregou o XV Prêmio Mérito Empresarial aos profissionais que se destacaram durante o ano de 2021, com contribuições relevantes para o desenvolvimento econômico do município da Serra. A premiação ocorreu no Steffen Centro de Eventos, no dia 02 de dezembro.
As categorias premiadas foram: comércio, indústria, serviços, micro e pequena empresa e homenageado do ano.
A noite foi também memorável para a nova diretoria eleita da Associação, que tem à frente da gestão, Giuliano Souza Rogério de Castro, diretor da Fibrasa S/A Embalagens, CEO da Fibrasa Agropecuaria Ltda e vice-presidente do Sindiplast-ES, que substitui o empresário Cicero Moro, diretor da Motociclo.
Cicero abriu a solenidade de premiação cumprimentando todas as autoridades presentes, os associados, mantenedores e empresários. Os premiados receberam uma obra de arte criada pelo artista plástico e escultor capixaba Penitência, desenvolvido exclusivamente para o evento. A peça apresenta em suas três torres os setores de comércio, indústria e serviços. Além disso, eles também receberam casacas, ícone da cultura capixaba, feitas pelo artesão Genésio Jacob Kuster.
A primeira empresa premiada foi a Biancogres, na categoria indústria. Com 54 anos de existência, a empresa concretiza os sonhos dos profissionais de decoração e transforma o desejo dos clientes em ambientes únicos. A colaboração contínua com os mais respeitados estúdios italianos de designers, e a participação nas principais feiras do setor em Bolonha e Milão tem reflexos diretos no portfólio da empresa, reconhecida por peças que unem beleza e alta tecnologia.
Na categoria comércio, a premiada foi a Morar Construtora. Rodrigo Gomes de Almeida, CEO da empresa, pediu que os pais ficassem de pé, para receber palmas, pois são eles os verdadeiros fundadores da empresa. “Eles são os verdadeiros empreendedores fundadores. No ano em que a Morar comemora 40 anos de fundação, recebemos esse prêmio e ficamos muito felizes. Ao longo desses anos, 75% dos imóveis que fizemos foram no município da Serra. Tanto que hoje, a cada 18 pessoas da Serra, uma mora no imovel construído pela Morar”, disse ele.
Djully Rocha e Mara Miranda Soares são as fundadoras do Instituto Formar e receberam o prêmio na categoria serviços. “É com muita alegria que recebemos esse prêmio, que simboliza o reconhecimento de nosso trabalho, que já conta com dez anos de existência. Nosso sentimento é de muita felicidade”, disse Djully. Mara agradeceu aos mais de 900 parceiros do Instituto, conveniados na contratação de aprendizes e de estágio. Muitos deles presentes no evento.
A Unopar – União Regional de Ensino foi premiada na categoria micro e pequena empresa. Quem recebeu o prêmio foi Alessandro Antônio Labanca. “Nós trabalhamos buscando o aperfeiçoamento das pessoas através da educação”, disse ele colocando a instituição à disposição.
Benjamin Baptista Filho, presidente do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil, foi o homenageado do ano. Ele citou os principais investimentos da empresa e destacou a maior planta de dessalinização de água do mar do país, inaugurada pela Arcelor.
“É uma honra receber esse título, sobretudo vindo de uma entidade, que assim como a Arcelor, tem construído uma história de forte parceria com o município da Serra e contribuído com o desenvolvimento. Também quero reforçar a importância do trabalho desenvolvido pela ASES, que por meio do associativismo vem atuando como valioso recurso especialmente para os pequenos e médios empreendedores, tornando-os mais competitivos e agregando qualidade nos produtos e serviços que oferecem ao mercado. O papel da entidade tem sido, sem dúvida, fundamental para a evolução e o desenvolvimento do municipio da Serra. Desde que iniciamos a operação da empresa aqui na Serra, temos buscado manter uma sólida e estreita relação de cooperação mútua com essa cidade, que há tantos anos nos abriga e é onde reside grande parte de nossos empregados e fornecedores”, destacou Benjamin.
Em despedida da Associação, Cicero Moro, disse algumas palavras. “Durante minha atuação à frente da ASES eu pude ver a importância do que é ter um poder público engajado e forte com o setor produtivo, que demanda ações que une o empresário e trabalha com metas para participar do crescimento do município. Precisamos mudar a cultura desse país, debater mais sobre política e levar mais informações concretas para a população. Obrigada a todos, para mim foi uma grande honra servir uma entidade importante como a ASES, saio de cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido”.
O presidente emérito citou alguns desafios que passou com a Associação, como as fortes chuvas em Iconha e a pandemia, dentre várias outras. Contou também como a associação teve que se adaptar ao novo momento e como foram as parcerias da gestão municipal, do governo e da academia para que a Serra se mantivesse de pé e alcançasse também a inovação, que está tomando forma com o Polo InovaSerra.
O novo presidente, Giuliano, falou do legado associativista de sua família e agradeceu a confiança depositada na nova diretoria. “Hoje é um dia muito especial para mim, quando assumo com essa qualificada diretoria uma entidade que se mantém há 44 anos, como uma materialização de um ideal do meu pai. Um renitente apologista do associativismo. Ao longo dos anos, a ASES firmou uma reputação, que lhe conferiu uma vigorosa representatividade no setor produtivo serrano e capixaba. Agradeço a todos que nos elegeram e confiaram nessa nova diretoria. Tenho convicção que daremos continuidade para manter o bom conceito da ASES e a sua forte atuação dentro do município”.
Entre as autoridades presentes estavam o prefeito da Serra Sergio Vidigal, os deputados federais Felipe Rigoni e Neucimar Fraga, o deputado estadual Bruno Lamas, e o governador Renato Casagrande.
Assista na íntegra a premiação e posse da nova diretoria: XV PRÊMIO MÉRITO EMPRESÁRIAL DA ASES – YouTube