A tecnologia veio para fortalecer o papel das instituições bancárias e oferecer mais segurança
Um serviço que permitirá a transferência de recursos entre correntistas de bancos envolvidos, o Sistema Financeiro Digital (SFD), foi apresentado a empresários serranos durante Café de Negócios da Associação dos Empresários da Serra (Ases).
O serviço digital para correntistas é baseado em blockchain, e estão envolvidos no projeto os bancos Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SICOOB e Santander.
A novidade foi apresentada no Caneg pelo superintendente de TI do Sicoob Confederação, Edson Lisboa epor Marcio Alexandre de Macedo Rodrigues, responsável pelo Blockchain, Open Banking e arquitetura corporativa do Sicoob Confederação.
Marcio explicou a tecnologia de blockchain como uma base de dados criptografada e descentralizada, onde informações podem ser armazenadas de forma segura e impossível de se alterar, contribuindo com a redução da burocracia sem perder de vista a preocupação com a segurança da informação.
O objetivo é explorar o potencial do blockchain a partir de testes para o desenvolvimento de novas ferramentas, como por exemplo uma rede interbancária para envio de valores entre clientes de diferentes bancos de forma imediata, sem intermediários e disponível em qualquer dia e horário.
Também no Café de Negócios, a Ases trouxe para o Pitch Inovação o Ifes, com o Projeto Incubadora de Empresas, que oferece salas, equipamentos e orientação para desenvolvimento de projetos tecnológicos.
O Café de Negócios acontece mensalmente e propõe temas de relevância para empreendedores se atualizarem.