Bancos públicos e privados anunciaram que vão flexibilizar o vencimento de operações de crédito por causa do avanço do novo coronavírus, concedendo maior prazo para pagamento àqueles que estiverem com as parcelas em dia.
A medida foi anunciada após o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central atuarem nesta semana para aumentar a capacidade de capital dos bancos, para que eles tenham melhores condições de renegociar e de manter o fluxo de concessão de crédito.
O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou que os clientes pessoas físicas e jurídicas que estiveram com pagamentos em dia poderão solicitar o reparcelamento de operações de crédito para até 60 dias.
No Banestes, estão inclusas operações como crédito pessoal (exceto consignado), crédito imobiliário, financiamentos de veículos, capital de giro, microcrédito e financiamento de bens, entre outras.
Já o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) vai suspender por 90 dias as cobranças relativas aos contratos com vencimento a partir de abril de empresas que atuam nos segmentos de turismo, hotelaria, bares, restaurantes e entretenimento em geral, que estão sendo fortemente impactados, segundo o órgão.
Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander também anunciaram que estão abertos a atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, de vencimentos de dívidas de pessoas físicas e micro e pequenas empresas que estejam com pagamentos em dia.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), cada instituição vai definir, a partir de critérios próprios, a quais linhas de crédito será oferecida a prorrogação.
A medida deve abranger operações de crédito em geral feitas com dinheiro dos bancos, como cartão de crédito, empréstimo pessoal e crédito imobiliário, desde que o pagamento esteja em dia. A prorrogação se limita aos valores já utilizados.
Contas de consumo, como água, energia e telefone, não estão incluídas na prorrogação de prazos, segundo as instituições.
A Febraban alertou que, em todos os bancos, a prorrogação não é automática. O cliente que tiver interesse em prorrogar os pagamentos deve entrar em contato com a instituição.
Confira as condições
Prorrogação
> Bancos de todo o País vão prorrogar o vencimento de operações de crédito de pessoas físicas e jurídicas em até 60 dias. A prorrogação será oferecida aos clientes que estão com os pagamentos em dias.
> Aqueles que desejarem solicitar a prorrogação devem entrar em contato diretamente com as instituições. As condições serão definidas por cada banco, e alguns já divulgaram as linhas atendidas.
> Segundo as instituições, contas de consumo, como água, energia e telefone, não estão incluídas na prorrogação de prazos.
Banestes
> O banestes anunciou que os clientes poderão solicitar o reparcelamento em até 60 dias para diversos produtos. pessoa física: crédito pessoal (exceto consignado), crédito imobiliário e financiamento de veículos.
> Pessoa jurídica: capital de giro, crédito investimento, microcrédito e financiamento de bens.
> Crédito Rural: os clientes também poderão negociar o reparcelamento em conformidade à legislação vigente, de acordo com as regras do Manual de Crédito Rural (MCR).
> Mais informações no site do Banestes, www.banestes.com.br.
Bandes
> O Bandes vai oferecer prazo ainda maior, mas apenas para empresas de setores específicos.
> O banco vai suspender por 90 dias as cobranças relativas aos contratos, com vencimento a partir de abril, de empresas que atuam nos segmentos de turismo, hotelaria, bares, restaurantes e entretenimento em geral. > Outros segmentos poderão ser incluídos com o desenrolar do cenário de crise, segundo o banco.
> Interessados em aderir à campanha devem fazer isso no site www.bandes.com.br ou pelo e-mail proposta@bandes.com.br.
Itaú
> O itaú divulgou que aqueles que têm empréstimo pessoal, crédito imobiliário, crédito com garantia de imóveis e financiamento de veículos e estão com os pagamentos em dia, poderão solicitar o reparcelamento dos seus contratos, pagando a próxima parcela daqui a 60 dias.
> No período, será mantida a mesma taxa de juros, sem multa e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Santander
> O santander vai prorrogar por até 60 dias o vencimento de parcelas de crédito.
> As linhas de crédito atendidas ainda serão definidas.
> O banco também vai aumentar em 10% os limites dos cartões de crédito de seus clientes, permitindo a postergação de despesas.
Demais bancos
> Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco devem divulgar nos próximos dias as linhas de crédito que serão contempladas com prorrogação de parcelas, assim como as condições.
> As instituições devem adotar as medidas para operações de crédito em geral feitas com dinheiro do banco, como cartão de crédito, empréstimo pessoal e crédito imobiliário.
Fonte: A Tribuna