Na manhã desta quarta-feira, 09, o Steffen Centro de Eventos, localizado na Serra, foi palco da 220ª edição do Café de Negócios (CANEG), promovido pela Associação dos Empresários da Serra (Ases). O evento reuniu empresários e representantes serranos dos mais variados segmentos, buscando não só atrair novos sócios e fortalecer parcerias já existentes, como também visando criar oportunidades sólidas de negócios entre os participantes.
A abertura foi conduzida pela vice-presidente da Ases, Leonelle Lamas, que, durante toda a sua fala, destacou a importância da ArcelorMittal, uma das empresas mantenedoras da associação, para a Serra e para todo o estado do Espírito Santo. “Eu nasci aqui, e posso dizer que existe um Espírito Santo antes e depois da ArcelorMittal”, afirmou Lamas.
Durante o evento, também foram apresentados os novos associados e mantenedores, e os empresários participaram de uma dinâmica de integração promovida por Thais Bicalho, cujo tema foi a campanha do “Outubro Rosa”, que busca a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero.
É importante mencionar que a diretoria 2021-2023 foi homenageada pela entrega da nova sede da associação, que neste mês de outubro completa um ano.
Meta de novos associados
O diretor de relacionamento com o Associado, Kleber Alves, enfatizou o comprometimento da Ases em oferecer aos seus associados discussões que estão em alta no mundo dos negócios, apontando que as gigantes do mundo corporativo têm muito a ensinar. O profissional também revelou que a associação continua empenhada em alcançar o marco de 600 associados até novembro de 2025, destacando os benefícios e vantagens de se afiliar à associação.
“Nós entendemos que uma associação forte se faz com empresas fortes, mas também com números de associados. Quanto maior o número de associados, mais forte é a associação”, explicou Alves.
Palestra com Paulo Wanick
O ponto alto do evento foi, sem dúvidas, a palestra realizada por Paulo Wanick, Diretor de Finanças, CFO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, que falou com maestria sobre governança, gestão de risco e compliance, tema desta edição, através de sua experiência como gestor da companhia, que desde 2006 utiliza a GRC para otimizar constantemente os processos da mesma.
Wanick ressaltou ainda o propósito da empresa em melhorar a qualidade de vida das pessoas, sem esquecer dos valores da instituição e também da sustentabilidade, que estão intrinsecamente ligados aos seus prestadores de serviços e clientes presentes em mais de 60 países do mundo.
Além disso, ele também sinalizou a importância de se ter uma comunicação estratégica, que consiga “conversar” de forma direta e objetiva com todos os níveis de uma organização e monitorar adequadamente a compreensão de seus colaboradores sobre as informações transmitidas. “Será que estou definindo minha estratégia de maneira adequada? Será que estou dando valor às questões de pessoas e culturas? Será que estou avaliando se meu negócio está sendo bem executado? São reflexões que devíamos fazer, mas que no dia a dia não temos tempo.”, apontou.
Por fim, Paulo salientou os três pilares da cultura de integridade adotados pela Arcelor Mittal: honestidade, respeito e exemplaridade.