221ª edição do Caneg aborda a reconfiguração geopolítica

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Na quarta-feira, 13, aconteceu a 221ª edição do Café de Negócios (CANEG), promovido pela Associação dos Empresários da Serra (Ases). O tradicional evento que ocorreu mensalmente durante nove meses consecutivos de 2024, foi o último do ano e reuniu gestores e representantes dos mais variados setores da Grande Vitória.

A abertura foi conduzida pelo presidente da Ases, Fábio Junger, que destacou as ações promovidas pela associação de janeiro até agora, como o Ases Mulher, evento voltado para o empreendedorismo feminino, e a reforma da Casa do Empresário, que atualmente é toda apoiada na sustentabilidade energética.

Junger também salientou a participação direta da Ases no “Planejamento Estratégico Serra 2024-2044”, junto das mais variadas camadas da sociedade serrana e capixaba, como associações de moradores, Ministério Público, empresários, dentre outros. Além de anunciar a construção da Casa da Cultura da Serra, cuja verba foi solicitada ao Ministério da Cultura através da Lei Rouanet – ferramenta criada pelo Governo Federal com o objetivo de estimular e fomentar a preservação, produção e difusão cultural brasileira.

“Estamos com um projeto pronto, da Vila do Empresário.”, revelou Fábio. “Ambiente de locação de salas e lojas para empresas e departamentos que formam o “ecossistema” empresarial, que dará condições a Ases de ser autossustentável”, continuou, deixando claro que os planos semeados na atual gestão estão sendo pensados para brotar e reverberar em todas as que virão.

Também foi apresentada mais uma grande notícia: por meio do trabalho de Jardel Prata Ferreira, Diretor de Inovação da Ases, a Serra foi escolhida para ser o endereço do primeiro Parque Cientifico do estado do Espírito Santo.

Meta de novos associados

O diretor de relacionamento com o Associado, Kleber Alves, afirmou que a associação continua focada em alcançar a meta de 600 associados até 30 de novembro de 2025, destacando todos os benefícios e vantagens de se afiliar à associação.

Alves acredita que o número de associados projetados até o fim do ano que vem, é completamente possível de ser alcançado devido ao alto perfil do empresariado da Serra – existem cerca de 9 mil CNPJs elegíveis para participação na Ases.

Prêmio Mérito Empresarial

Leonelle Lamas, vice-presidente da Ases, falou sobre um dos maiores eventos que acontece anualmente no estado: a entrega do Prêmio Mérito Empresarial, que reconhece e homenageia empresários e empreendedores da Serra que se destacaram durante o ano.

Em 2024, a premiação conta com as seguintes categorias: comércio, serviço, indústria, micro e pequeno empresário e mulheres de negócios. A escolha das empresas ganhadoras se dá através de voto popular, enquanto o homenageado do ano é escolhido pela diretoria da Ases com base no trabalho realizado no período dos doze meses do ano vigente.

A diretora ainda lembrou ao público do evento que na quarta-feira, 13/11, foi dado um desconto especial para quem adquirisse o ingresso ou mesa nesse dia, afirmando que a comemoração é uma “festa de família”, em que as pessoas se encontram e se divertem juntas.

Palestra com Antônio Marcus Carvalho Machado

Não podemos deixar de mencionar a palestra realizada por Antônio Marcus Carvalho Machado, Economista-Chefe do Banestes e formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, cuja temática “Reconfiguração Geopolítica e Tendências para a Prosperidade Global e Nacional” esteve totalmente alinhada com o propósito da Ases de levar até seus associados debates que estão em alta no mundo dos negócios.

Machado fez uma análise do cenário geopolítico atual, não deixando de lado os acontecimentos passados que foram decisivos para as mudanças sociais e econômicas enfrentadas pelo planeta: Primeira e Segunda Guerra Mundiais, chegada de líderes ditatoriais no poder durante as décadas de 20 e 30 do século XX, o Mandato Britânico na Palestina e a divisão do país árabe pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), dentre outros.

Além disso, ele também refletiu sobre os conflitos entre Rússia e Ucrânia, opinou sobre o cenário político americano e destacou a nova Rota da Seda da China, que é o principal parceiro comercial do Brasil atualmente. Com influência no mercado de toda a América Latina, o país asiático acabou ultrapassando os Estados Unidos nos fluxos comerciais e se tornou um investidor importante da região.

Por fim, Antônio nos presenteou com uma boa notícia: segundo dados divulgados pelo Observatório da Industria, o Espírito Santo deve crescer 4,3% em 2024.