QUALIASES

 

O Qualiases - Programa de Desenvolvimento e Qualificação das Empresas Associadas a ASES, representa uma importante ação da Associação de Empresários da Serra – ASES, para apoiar a modernização da gestão das empresas filiadas pela organização e certificação de Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ.

O Programa tem como principal objetivo promover conjuntos de ações que visam apoiar a modernização da gestão das empresas associadas a ASES, pela realização de serviços de consultoria e treinamento para orientar a organização do sistema de gestão das empresas, seguindo o modelo da norma internacional de gestão da qualidade ISO 9001:2008, emitindo certificado de Empresa Qualificada para aquelas que forem aprovadas em auditoria.

 

Objetivos específicos do Qualiases

- Promover uma ampla sensibilização dos empresários sobre temas relacionados com gestão da qualidade e modernização da gestão das empresas, por meio de palestras e apresentação de casos de sucesso.
- Prestar serviço de consultoria às empresas que aderirem ao programa, por meio de empresa de consultoria parceira, para organização do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), seguindo o modelo da norma ISO 9001:2008.
- Realizar auditorias de avaliação do atendimento aos requisitos do SGQ para emissão do certificado do Qualiases.
- Promover a divulgação das empresas participantes.
- Buscar junto ao poder público e outras organizações de fomento e apoio financeiro, benefícios que possam favorecer as empresas participantes

Benefícios

As empresas participantes poderão beneficiar-se com a redução dos custos de organização e certificação dos seus sistemas de gestão, com a expectativa de que possam melhorar a sua organização, adotando melhores práticas de gestão e obter um melhor reconhecimento do mercado, tendo como conseqüência melhoria nos resultados dos seus negócios. Nesse sentido, o Qualiases proporcionará às empresas participantes os seguintes benefícios:

- Consultoria e treinamento para melhoria da sua organização e modo de gestão
- Custos reduzidos por se tratar de um programa em grupo, rateando os custos envolvidos com todos os participantes.
- Certificação Qualiases comprovando que a empresa tem um nível de organização que atende as normas internacionais de qualidade
- Divulgação das empresas certificadas, criando uma imagem positiva por parte do consumidor.

Requisitos do programa
Os requisitos do Qualiases são os mesmos definidos pela Norma Internacional da Qualidade ISO 9001 versão 2008, que estabelecem as condições mínimas que uma empresa deve atender para assegurar a qualidade de seus produtos e serviços visando a satisfação dos clientes e o fortalecimento do seu negócio.
Comitê gestor

Para garantir a seriedade e reconhecimento do Qualiases, foi instituído um Comitê Gestor, foro maior de decisão sobre o Programa, composto por:

- Diretor Coordenador da ASES
(Djalma Quintino Malta Filho)

- Diretor Sub-Coordenador da ASES
(Leonardo Souza Rogério de Castro)

- Coordenador do Qualiases
(Miguel Escolástico)

- Prefeitura Municipal da Serra
(Mauro Rondon, titular e Robson Luiz Pizziollo)

- BANDES
(Adriana Pessoti Rangel, titular e Francesca do Couto Teixeira Alves)

- Arcelor Brasil - CST
(Gilmar Elias Arantes, titular e João Norberto Costa Laux)

- Carboderivados S/A
(Izaias Entringer, titular e Hélio Carlos Brunelli Leitão)

- Ornato Indústria de Pisos e Azulejos S/A
(Francisco Bastos, titular).

Linhas de atuação do programa

Visando apoiar a melhoria da organização das empresas participantes, o Qualiases possibilita atuação em duas linhas específicas.
As duas linhas de atuação consideram a realização de serviço de consultoria para organização da empresa seguida pela realização de auditoria e certificação das empresas aprovadas.
O serviço de consultoria visa apoiar a empresa participante na melhoria da sua organização, realizado pela Raizer Moura Consultoria, empresa especializada nessa atividade.

- Organização do Sistema de Gestão da Qualidade SGQ – SELO OURO: para capacitar e melhorar as empresas participantes no atendimento pleno aos requisitos da SGQ para obtenção da certificação similar a ISO 9001.
- Organização básica – SELO PRATA: voltado para empresas de micro e pequeno porte tem como propósito capacitar e melhorar a organização dessas empresas em condições básicas de organização, focada nas suas atividades operacionais e de gerenciamento de processos. Se for o interesse, poderá depois complementar e alcançar o nível do SGQ.

Qualificação de fornecedores

Numa ação visando a ampliação e reconhecimento do Selo Qualiases, a Diretoria da ASES lançou o Termo de Adesão à Qualificação de Fornecedores, onde as Empresas assinantes se comprometem a participar das iniciativas desenvolvidas por instituições credenciadas na capacitação e qualificação empresarial, visando incentivar a criação de um pólo de fornecedores com padrão de qualidade exigido pelo mercado atual. Neste sentido, as signatárias apóiam o QUALIASES e se comprometem formalmente a dar preferência nas negociações comerciais (produtos e serviços) às empresas certificadas pelo Programa Qualiases.

Já assinaram o Termo de Adesão à Qualificação de Fornecedores as seguintes empresas:

ADCOS Indústria e Comércio Ltda.; Elkem Participações Indústria e Comércio; ArcelorMittal; CVC Veículos; Vale; Dikma Serviços Gerais; Fibrasa S.A. Embalagens; Prefeitura Municipal da Serra; Viminas Vidros Especiais. Participe e assine o Termo de Adesão à Qualificação de Fornecedores. Clique aqui para preencher e enviar para a Ases.

Empresas certificadas     

Conheça as empresas que foram certificadas pelo Qualiases:

     

 

           

LEIA +


Filtrar por data
até Filtrar por assunto

PUBLICIDADE