Notícias

Equipamento inovador na medição remota de energia elétrica

Equipamento inovador na medição remota de energia elétrica


Sete mil unidades do hardware já são usadas no ES

Um hardware que garante fazer leitura à distância, medição remota e automatizar o processo de leitura de energia elétrica. Esse é o TAD-E (Transmissão Automática dos Dados de Energia), lançado pela empresa Zaruc, e que garante mais agilidade e confiabilidade dos dados.

O TAD-E é o primeiro projeto de inovação da Zaruc criado para facilitar o trabalho do profissional na hora da leitura de consumo de energia.  Ele possui um software embutido e o equipamento fica acoplado externamente ao mediador de energia elétrica, utiliza tecnologia RF ZigBee para se comunicar com o aparelho acoplado ao equipamento que o profissional utiliza para captar o consumo de energia.

Com o TAD-E o leiturista poderá ler o consumo de energia sem entrar nas casas ou empreendimentos, com a solução é feita a leitura à distância. Antes do hardware, os medidores instalados internamente no imóvel com dificuldade de acesso, não era registrado a leitura pelo profissional. A conta era entregue com consumo médio dos últimos 3 meses ou pelo mínimo da classe. Com o equipamento ele não precisa ter acesso ao medidor, recebe a leitura de forma automática ao passar próximo do imóvel, possibilitando que registre o consumo do mês.

Segundo Suely Augusto, diretora de inovação da Zaruc, a distribuidora reduz as perdas financeiras. “Como o leiturista não tem necessidade ver o medidor para registrar a leitura para cálculo do consumo pelo sistema, consequente a empresa deixa de faturar a conta pela média ou mínimo da classe”, conta.

Zaruc no ES e Brasil

A Zaruc já forneceu em média sete mil unidades do equipamento no Espírito Santo para a empresa de energia, EDP Escelsa. No Brasil, o TAD-E, já foi fornecido para sete distribuidoras, além da Escelsa, em diversos estados do país como Coelba na Bahia, Celpe em Pernambuco, Ampla no Rio de Janeiro e Bandeirante em São Paulo, Cemig em Minas Gerais e Energisa no Mato Grosso do Sul.

O equipamento foi apresentado no momento Pich Inovação, que acontece mensalmente em evento da Associação dos Empresários da Serra (Ases).

De: 17/04/2019
Por: Iá Comunicação

LEIA +


Filtrar por data
até Filtrar por assunto

PUBLICIDADE