Notícias

Empresário da Serra se informa sobre Indústria 4.0

Empresário da Serra se informa sobre Indústria 4.0


       “A conectividade se firma como recurso de eficiência, diz executivo”

A irreversibilidade da digitalização foi enfatizada para empresários e autoridades da Serra que compareceram ao 156º Café de Negócios (Caneg) da Associação dos Empresários da Serra (Ases), na manhã de hoje (15).

O diretor da Karcher, multinacional alemã que lidera o fornecimento de serviços de limpeza industrial, Abilio Cepêra, fez uma apresentação no evento destacando as características da indústria 4.0 e a extensão dos seus princípios ao setor de serviços.

Segundo o executivo, a indústria 4.0 consiste essencialmente na informatização da atividade industrial, um processo que envolve a disponibilização de atributos como conectividade, interação em tempo real, modularidade (a capacidade adaptativa ou flexibilidade) e a virtualidade, como a realidade ampliada, tridimensionalidade, além de óculos de 360º que se aplicam para a demonstração do produto numa experiência sensorial semelhante à física.

Cepêra destacou um aspecto que favorecerá muito a conectividade que é a evolução das baterias, com redução de custos, aumento de densidade energética, substituição do chumbo pelo lítio e a extinção dos cabos de alimentação, porque os aparelhos, a partir das baterias, terão mobilidade.

Ele destacou também a interação homem x máquina, no processo que gerou o neologismo “robotização” e a autonomia das máquinas, com o advento do “learning machine” em que as máquinas se realimentam com informações, em alguns casos, na robótica, com as máquinas gravando e reproduzindo os movimentos que originalmente foram feitos manualmente.

O executivo informou também que na área de agronegócios, a digitalização no Brasil já serve de benchmarking mundial e que o brasileiro, embora os diferentes níveis de digitalização setorial tende a assimilar bem os desafios dessa nova ordem industrial porque reúne atributos de inteligência, flexibilidade e capacidade de inovar.

O Caneg é um evento mensal em que a Associação dos Empresários reúne associados, autoridades e empreendedores em torno de temas voltados para o interesse corporativo. O próximo café de negócios ocorrerá no dia 12 de setembro na CVC Veículos, na BR-101, Serra.

De: 16/08/2018
Por: Iá Comunicação

LEIA +


Filtrar por data
até Filtrar por assunto

PUBLICIDADE