Notícias

Empresa de robô cão-guia vai reforçar polo tecnológico da serra

Empresa de robô cão-guia vai reforçar polo tecnológico da serra


 

Protocolo de intenções foi assinado no dia 26 de janeiro. 

 
O Polo Tecnológico da Serra já tem mudado o cenário econômico e de inovação do município. E para agregar ainda mais valor e expertise a essa área, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, assinou protocolo de intenção para a instalação da startup serrana Vixsystem, criadora do robô cão-guia, no Polo InovaSerra.
 
Segundo a idealizadora do robô Lysa, Neide Sellin, a ideia nasceu em uma escola pública da Serra, em 2011, ao instigar os alunos a pensarem em algo que melhorasse a vida das pessoas. “Com uma aluna cega descobri mais sobre as dificuldades do dia a dia dos deficientes visuais e consegui desenvolver a Lysa”, contou Neide.
 
Os sensores do cão-robô são capazes de identificar obstáculos no chão e, principalmente, os que causam risco à parte superior do corpo do cego, como um orelhão ou um galho de árvore. Quando Lysa percebe um obstáculo, dá orientações sonoras ou direciona quem a está conduzindo para fora da área de perigo, evitando ferimentos.
 
“Hoje temos 400 pessoas na fila de espera pelo produto. Para mim, a Lysa é sinônimo de empoderamento, mobilidade e dignidade. Acredito que o robô pode eliminar muitas barreiras que existempara ter um cão-guia no Brasil, entre elas o custo para se conseguir um desses animais, as despesas para mantê-lo e o tempo de atividade limitado que eles podem desempenhar antes de se ‘aposentar’”, ressaltou a empreendedora Neide Sellin.
 
Os guias desenvolvido conduzido, lembrando o formato s por Sellin, apesar de chamados de cães, possuem formato de uma caixa, com uma alça para ser segurada por quem é de uma mala com carrinho. Com rodas, a tecnologia é movida por dois motores que precisam ser recarregados a cada 8 horas de uso.
 
Inovação
 
Durante a assinatura do protocolo de intenções da empresa, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, testou o equipamento e parabenizou a empreendedora. “Estou orgulhoso de tê-la na cidade. Além da visão empreendedora e inovadora, você possui uma visão social muito bonita, que representa muito bem o que queremos para o nosso polo tecnológico”, destacou Audifax.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Azevedo, também comemorou a assinatura do protocolo de intenções. “O polo tem esse perfil de receber empresas com perfis ousados, versáteis, que investem no diferente e tecnológico e pensem de forma nobre, para ajudar a melhorar a vida das pessoas. E essa empresa tem essas características. Por isso, acredito que essa parceria será bem positiva, ajudando no fortalecimento da Serra como cidade inovadora e contribuindo para a ampliação da produção da empresa, que tem grande potencial de mercado”, comentou.
 
Benefícios
 
Para estimular a implantação de startups e empresas de base tecnológica no Polo Tecnológico, a Prefeitura da Serra anunciou a concessão de benefícios fiscais aos empreendedores da área.
 
Audifax comentou que os incentivos vão colaborar para acelerar o processo de concentração e atração de empresas. “Vamos posicionar a Serra como importante polo de inovação e negócios tecnológicos, por meio de diversas ações de incentivo a iniciativas inovadoras”.
 
Serão concedidos até 100% de desconto no Imposto sobre Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU), redução de alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e até 50% de isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
 
Fonte: Prefeitura de Serra - Jéssica Romanha 
 
Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

De: 07/02/2020
Por: Iá Comunicação

LEIA +


Filtrar por data
até Filtrar por assunto

PUBLICIDADE