Notícias

Blockchain: transformando a forma de fazer negócios

Blockchain: transformando a forma de fazer negócios


A tecnologia veio para fortalecer o papel das instituições bancárias e oferecer mais segurança

Um serviço que permitirá a transferência de recursos entre correntistas de bancos envolvidos, o Sistema Financeiro Digital (SFD), foi apresentado a empresários serranos durante Café de Negócios da Associação dos Empresários da Serra (Ases).

O serviço digital para correntistas é baseado em blockchain, e estão envolvidos no projeto os bancos Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SICOOB e Santander.

A novidade foi apresentada no Caneg pelo superintendente de TI do Sicoob Confederação, Edson Lisboa epor Marcio Alexandre de Macedo Rodrigues, responsável pelo Blockchain, Open Banking e arquitetura corporativa do Sicoob Confederação.

Marcio explicou a tecnologia de blockchain como uma base de dados criptografada e descentralizada, onde informações podem ser armazenadas de forma segura e impossível de se alterar, contribuindo com a redução da burocracia sem perder de vista a preocupação com a segurança da informação.

O objetivo é explorar o potencial do blockchain a partir de testes para o desenvolvimento de novas ferramentas, como por exemplo uma rede interbancária para envio de valores entre clientes de diferentes bancos de forma imediata, sem intermediários e disponível em qualquer dia e horário.

Também no Café de Negócios, a Ases trouxe para o Pitch Inovação o Ifes, com o Projeto Incubadora de Empresas, que oferece salas, equipamentos e orientação para desenvolvimento de projetos tecnológicos.

O Café de Negócios acontece mensalmente e propõe temas de relevância para empreendedores se atualizarem.

 

 

De: 17/10/2018
Por: Iá Comunicação

LEIA +


Filtrar por data
até Filtrar por assunto

PUBLICIDADE